O rei Juan Carlos I, da Espanha, chegou no início da noite deste domingo a Brasília (3), de acordo com a Embaixada da Espanha. Ele saiu do aeroporto direto para o hotel onde passará a noite. O rei Juan Carlos só tem agenda oficial na segunda-feira (4), quando se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
Esta é a primeira viagem do rei depois de passar por cirurgia. Em abril, Juan Carlos, de 74 anos, sofreu uma fratura no quadril durante uma caçada na África.
Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, serão examinadas oportunidades de intensificar o relacionamento econômico entre os dois países. A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. Em 2011, o comércio bilateral cresceu 20% em relação ao ano anterior e alcançou US$ 7,97 bilhões (R$ 16,26 bilhões), de acordo com o governo.
Também virão a Brasília empresários espanhóis que assinarão acordos comerciais com executivos brasileiros. Após a reunião no Palácio do Planalto, o rei participará de um almoço no Palácio do Itamaraty.
O rei ainda pretende discutir os preparativos para a 22ª Cúpula Ibero-Americana, a ser realizada em novembro na cidade espanhola de Cádiz, segundo informou a embaixada da Espanha no Brasil.
Uma comissão de grandes empresários espanhóis acompanhará Juan Carlos, como os presidentes das empresas Iberia, Telefonica, Repsol, Acciona, Santander e Imbra. O grupo vai se reunir pela manhã com empresários brasileiros na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e há previsão de assinatura de ao menos dois acordos comerciais, segundo a assessoria da CNI.
Fonte: G1