
Dias atrás. o ex-ministro da Fazenda, ex-Ministro do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente , ex governador de Pernambuco Gustavo Krause, esteve em Natal, quando proferiu palestra no projeto Brasil em Foco, promovido pela Fecomércio. Ele apresentou aos presentes o cenário da atual crise que o país enfrenta, fez um rápido diagnóstico do momento e comentou algumas das possíveis soluções.
Para ele, a crise é “made in Brazil”, ponderando entretanto que o país já superou muitas outras crises no passado. E que isso pode acontecer novamente. Afirmou que há uma estreita relação entre as decisões políticas e econômicas, na medida em que Política e Economia são elementos constitutivos de grande sistema social, no qual o cálculo econômico depende muito de como a política se comporta. E principalmente, qual a direção que se dá às políticas públicas. Ele alertou para o fato de estarmos vivendo momentos decisivos para o Brasil.
Krause disse que o empresário hoje está paralisado, por causa da incerteza política. E adiantou que a relação entre os setores é necessária, com as ações políticas direcionadas. Somente assim é que os agentes econômicos podem tomar uma direção e fazer investimento. Ele falou também sobre o “calo” dos empresários:a tributação. E afirmou que uma reforma tributária é difícil de ser executada, mostrando que o assunto é debatido há 30 anos, e os impostos só aumentam.
Para o advogado tributarista, é necessário definir o tamanho do Estado que se quer alcançar para que as mudanças tributárias aconteçam. Para ele, o Estado não cabe no bolso do contribuinte. Nos últimos tempos, a carga tributária só fez crescer, não sendo progressiva e não dando retorno ao contribuinte. Nós temos uma tributação de país de primeiro mundo que oferece serviços de terceiro mundo. E afirmou que continuamos em busca de um túnel no fim da luz.