
A partir desta segunda-feira (4), toda a rede básica de saúde do município disponibilizará a vacina contra a hepatite A (inativada), para crianças a partir de 1 ano até 1 ano 11 meses e 29 dias, a fim de protegê-las dessa doença, que apresenta infecção frequentemente sintomática e eventualmente grave.
A medida atende ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhões de casos de hepatite A em todo o mundo, sendo identificados casos esporádicos e epidemias, com uma tendência para as recorrências cíclicas.
Com a introdução desta vacina será possível prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. O esquema vacinal prevê uma dose única da vacina. “A SMS recomenda que os responsáveis pela criança levem a Caderneta de Vacinação quando forem à unidade de saúde”, informou a chefe do NAI, Solange Cruz .
A Hepatite A
A hepatite A apresenta alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas. A prevenção desta doença viral continua a ser a arma mais importante para seu controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a doença. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.
Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. A disseminação está relacionada com a infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene pratica.