Rafael Motta foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Rafael Motta foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Internado após um acidente de kitesurfe em Natal, o ex-deputado federal Rafael Motta, de 39 anos, é praticante de esportes radicais e apaixonado por artes e natureza.

O ex-parlamentar é conhecido pela paixão, sobretudo, pelos esportes do mar. Nos últimos anos, ele se dedicou à prática de kitesurfe, frequentando inclusive eventos do esporte no litoral do estado.

O acidente com Rafael Motta aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal, no dia 22 de agosto. O ex-parlamentar passou por cirurgia na capital potiguar e foi transferido, na segunda (25), em uma UTI aérea, para São Paulo, onde estava entubado e em coma induzido até esta terça-feira (26).

Além dos esportes no mar, onde também faz mergulhos, Rafael Motta também é piloto de avião. Ele demonstra nas redes sociais a paixão pela aviação, que diz carregar desde a infância.

O ex-deputado pelo Rio Grande do Norte também costuma compartilhar vídeos tocando ukulele e gaita, e se declara torcedor do Alecrim, time de Natal que leva o nome de um bairro popular da cidade. Rafael e o clube fazem aniversário no mesmo dia: 15 de agosto.

O ex-parlamentar também é conhecido por atuar na causa animal, contra os maus-tratos. Além disso, ele é doador de sangue frequente e incentiva, nas redes sociais, outras pessoas a doarem.

Carreira política

Rafael Motta é natalense e formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Administração Pública.

O ex-parlamentar começou na vida pública aos 25 anos de idade, sendo secretário da Juventude no Rio Grande do Norte.

Rafael Motta foi deputado federal entre 2015 e 2022 e vereador em Natal entre 2013 e 2014. Em 2022, disputou o Senado, e em 2024 foi candidato a prefeito de Natal.

Entre 2023 e 2024, ele atuou ainda como secretário de Esportes de Natal.

Ele é filho do ex-deputado estadual Ricardo Motta, que foi presidente da Assembleia Legislativa.

Internação após acidente

O ex-deputado federal Rafael Motta permanecia, nesta terça-feira (26), internado em São Paulo após sofrer um acidente durante a prática de kitesurfe em Natal. Segundo o boletim médico divulgado pela família nesta terça (26), ele estava intubado e em coma induzido.

Segundo o documento, Rafael apresenta fraturas na coluna, esterno e antebraço, além de uma lesão brônquica que já havia sido tratada em Natal.

Ele foi transferido na madrugada de segunda-feira (25) após ter passado por cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, realizada para correção da lesão no brônquio.

De acordo com a assessoria do ex-parlamentar, a transferência para São Paulo ocorreu “após a estabilização e evolução positiva do quadro clínico” e para “continuar o tratamento de forma específica e intensiva”. O boletim reforçou que o estado clínico é estável e que novas informações serão divulgadas conforme a evolução.

No boletim anterior, a equipe médica havia informado que os movimentos dos membros inferiores estavam preservados, sem sinais de comprometimento medular.

Rafael foi submetido inicialmente a atendimento de politrauma e cirurgia torácica no Walfredo Gurgel.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *