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Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vistoriaram nesta quarta-feira (23) os destroços do girocóptero que caiu na última segunda (21) na Região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. Duas pessoas morreram.
Um painel eletrônico foi recolhido e será levado a Recife para ser periciado. De acordo com os técnicos, a ideia é extrair dados que possam indicar aos investigadores o que causou o acidente.
“A gente conseguiu identificar o painel da aeronave, que contém um equipamento, como se fosse uma espécie de GPS, e a gente encaminhar esse material para fazer uma análise, se consegue extrair dados, para estudar se esse equipamento tinha dados de telemetria, se mostra os comandos que foram dados na aeronave”, afirmou Clelio Soares, perito do Itep.
“Como é uma aeronave experimental, provavelmente não tem esses dados de telemetria, mas tudo precisa ser analisado”, ressaltou. Embora a investigação esteja a cargo do Cenipa, o Itep deverá apresentar um laudo complementar.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte também acompanhou a perícia. Após o trabalho, a equipe foi até um hangar para colher mais informações sobre o funcionamento do girocóptero.
Os restos do girocóptero estavam armazenados no pelotão da Polícia Militar em Tibau e serão liberados para a família do proprietário, após terem passado pela análise.
Investigação
O girocóptero caiu na praia de Areias Alvas, entre os municípios de Grossos e Tibau. Morreram no acidente Flavius Neves, de 66 anos, e Geraldo Francisco da Silva, de 42.
Flavius Neves era piloto de girocóptero, mas vídeos nas redes sociais mostraram ele como passageiro da aeronave no dia do acidente.
A FAB confirmou nesta terça-feira (22) que o Cenipa deu início à “Ação Inicial” de investigação, por meio do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
Na “Ação Inicial”, de acordo com a FAB, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, que são responsáveis por:
- coleta e confirmação de dados;
- preservação dos elementos;
- verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave;
- levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A FAB informou que a previsão é que a conclusão dessa investigação ocorra “no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Quando concluído, o relatório final será publicado no site do Cenipa. O Centro informou que o relatório representa o posicionamento oficial em relação ao resultado final das investigações.
As investigações conduzidas pelo Cenipa, segundo a FAB, têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, “disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das Recomendações de Segurança”.
“Os trabalhos não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico, mas, sim, identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo”, informou.
‘Condução mais segura do mundo’
O piloto Flavius Neves, de 66 anos, que morreu na do girocóptero, considerava a aeronave a “condução mais segura do mundo”. A declaração foi feita por ele em um vídeo enviado à Inter TV Costa Branca no dia 4 de abril, cerca de duas semanas antes do acidente.
No vídeo, Flavius explicava uma manobra que ele tinha realizado com o girocóptero sobre a cidade de Areia Branca, e que tinha sido confundida com a queda de um helicóptero.
“O girocóptero é uma das aeronaves mais seguras do mundo. A aviação é 240 vezes mais segura que andar de moto e 60 vezes mais segura que andar de carro. E o girocóptero, dentro da aviação, é mais seguro ainda. Então nós podemos dizer que o girocóptero, hoje, é a condição mais segura do mundo”, afirmava Flavius no vídeo.
O piloto ainda afirmava no vídeo que as hélices acima do girocóptero eram movidas pelo vento, o que o permitia planar. Além disso, a aeronave conta com um motor aeronáutico. De acordo com ele, mesmo se o motor desse pane, era possível pousar.
Flavius ainda afirmou que já tinha viajado cinco vezes de Santa Catarina a Natal na aeronave e quatro vezes de Natal a São Luis, no Maranhão.
Vídeos gravados no dia do acidente
Flavius fazia lives mostrando voos. Em imagens registradas no dia do acidente ele aparece como passageiro de uma das aeronaves. Uma banhista filmou o momento da queda da aeronave, ocorrida por volta das 16h30.
Segundo o histórico no perfil de Flavius no Tik Tok, a última live ocorreu entre às 16h01 e 16h34, justamente o horário aproximado do acidente. O vídeo, no entanto, não está publicado no perfil do piloto.
O acidente atraiu a atenção de curiosos e imagens dos destroços começaram a circular pelas redes sociais.
As vítimas ficaram presas às ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para atender a ocorrência.
Fonte: G1RN