
O Ministério da Justiça publicou três portarias no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21) prorrogando a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio aos estados Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Maranhão.
No Rio, os militarem foram enviados ao estado para apoio nas ações do programa “Crack, é Possível Vencer”, desenvolvidas na Operação Pacificadora II da Comunidade do Santo Amaro. O contingente atua na cidade desde janeiro deste ano e permanecerá por mais 90 dias.
No RN, a Força Nacional continuará atuando por mais 180 dias no apoio técnico-operacional em aviação policial, em consonância com os órgãos de segurança pública do Estado. O número de profissionais disponibilizado pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.
Já no Maranhão, após o pedido do governo do estado no último dia 3 de julho para prorrogação dos profissionais da Força Nacional, o Ministério da Justiça prorrogou a estadia do efetivo na capital São Luiz até o dia 30 de setembro de 2014. Os militares permanecem em apoio ao sistema prisional da capital.