O projeto “Connected Garden: an Intelligent Garden”, que monitora e irriga de forma automatizada jardins e hortas, desenvolvido no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) com alunos do IMD, DIMAp e EC&T, recebeu o prêmio de melhor projeto de graduação na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015, que ocorreu de 3 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu, durante a realização do V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering.  Louros para os alunos Raul Silveira Silva (BTI/IMD), Wanderson Ricardo de Medeiros (BCC/DIMAp) e Alysson Rafael Oliveira de Lima (BCT/EC&T), com orientação da professora Monica Magalhães Pereira, do DIMAp.

Foram submetidos 143 projetos, avaliados por um comitê que incluiu entre seus avaliadores um membro da Intel Corporation dos Estados Unidos. Chegaram à final apenas 33 projetos. O trabalho dos alunos da UFRN foi selecionado como o melhor projeto na categoria “Best Undergraduation Projetct” (Melhor Projeto de Graduação).

Projetado para ser utilizado em jardins residenciais, principalmente voltado para ambientes fechados, com pouco ou nenhum espaço externo, como condomínios residenciais e prédios comerciais, o sistema possui um conjunto de sensores para captar informações do ambiente, como temperatura ambiente, luminosidade, umidade do ar e umidade do solo e, baseado nessas informações, realiza a irrigação do solo e controle do ambiente, bem como notifica o usuário sobre o estado do jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *