O Sola Bela Vista de quinta-feira (18) à domingo (21), receberá uma programação cultural nas áreas literária, teatral e de cinema. A exceção das oficinas, que cobra taxa simbólica, as demais atividades são gratuitas. A programação inclui o lançamento de livros “As maiores mentiras do verão” de Carlos Fialho, e “Caras dessa idade já não leem manuais” e “Esporro”, de Leonardo Panço (RJ) na quinta-feira, a partir das 18 horas. Duas bandas farão a animação dos lançamentos: “Camarones Orquestra Guitarrística” e “Far from Alaska”, com produção do Dosol.
Na sexta-feira (19), às 19 horas, será realizada mais uma sessão do Cine Solar, com exibição gratuita do filme São Bernardo, de Leon Hirszman. O cineasta foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura, da UNE, tendo sido um ativo militante do movimento estudantil na época da ditadura militar. Após a exibição, haverá um debate conduzido por Gianfranco Marchi, estudioso de cinema. O Cione Solar é uma parceria com o Cineclube Natal.
No sábado, 20, das 9h às 12h, terá continuidade a oficina de teatro, o “Oficinão à Deriva”. Sob responsabilidade da Companhia Teatral Atores à Deriva, o “Oficinão à Deriva” será ministrado pelo ator Doc Câmara. Nela, o aluno conhecerá um pouco das práticas de criação dos espetáculos dos Atores à Deriva. São procedimentos do teatro épico na abordagem de Augusto Boal, jogos de improvisação, e jogos baseados na técnica de Rasaboxes, além de leituras de textos e técnica vocal. A oficina terá 30 horas-aula de duração, indo até o mês de setembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h, e a inscrição tem uma taxa única, simbólica, de R$ 30,00.
E no domingo, 21, a partir das 16h30, o grupo Tropa Trupe participa do Circo Solar com os palhaços Fino e Piruá. Com muito humor e irreverência, os dois palhaços nos transportam ao mundo fantástico da imaginação vivendo as lembranças, emoções e conflitos do universo televisivo trazendo uma reflexão sobre a influência que os meios de comunicação têm em nosso cotidiano. A entrada é gratuita.
