Na ultima sexta-feira (27), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), a governadora Rosalba Ciarlini e membros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) assinaram um acordo em nome da segurança de motoristas, cobradores e passageiros do transporte público de Natal.
O programa Caminho Seguro consiste em um sistema com dispositivo de segurança instalado nos ônibus, um botão, chamado de Botão de Pânico. Esse sistema pode ser acionado em caso de suspeitas, ou até no momento em que o transporte esteja passando por uma situação de risco.
Até o momento, já são 300 ônibus com o botão do pânico, até o final ano os 800 carros que compõe a frota da capital potiguar estarão 100% adaptados. O sistema funciona da seguinte maneira, o dispositivo fica localizado em pontos específicos para que o motorista, ou o cobrador, o acione.
Após ativado, uma sirena dentro do Ciosp (Centro Integrado de Operações e Segurança Pública) transmitirá um sinal de som, onde em seguida serão registrados todos os dados da ocorrência. Como os ônibus da cidade são munidos por GPS, um sinal exato de localização é enviado ao Ciosp, que localiza a viatura mais próxima para assim enviá-la até o local solicitado.
“Esse projeto foi muito bem elaborado. Nós estamos seguindo exemplos de outras capitais do Brasil que implantaram esse sistema e tiveram redução significativa do número de assaltos”, explica o diretor de Comunicação do Seturn, Augusto Maranhão.
A assinatura do convênio aconteceu no Ciosp, que fica no Quartel da PM. Acompanharam a Governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva; o presidente do Seturn, Agnelo Cândido; e o diretor de comunicação do Sindicato, Augusto Maranhão.