Kelly Lima, coordenadora do Cerest, fala sobre o número de casos entre os profissionais de saúde e segurança — Foto: Elisa Elsie
Kelly Lima, coordenadora do Cerest, fala sobre o número de casos entre os profissionais de saúde e segurança — Foto: Elisa Elsie

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nessa sexta-feira (26) apontam que 2.207 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 durante a pandemia. O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap atesta que, hoje, aproximadamente 10% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado são profissionais da saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

Os trabalhadores da saúde são a categoria mais testada no RN. No início da pandemia, 25% dos casos atingiam esta classe. “Hoje temos menos de 10% casos. A redução se deu devido ao intenso trabalho que realizamos nas unidades de saúde com orientações sobre biossegurança e uso adequado de EPIs”, afirmou Kelly Lima, coordenadora do Cerest.

Ainda de acordo com o Cerest, foram contabilizados 18 óbitos na categoria, dos quais três foram de aposentados que contraíram o vírus fora do ambiente de trabalho. Dez mortes foram registradas na Grande Natal e as outra oito em Mossoró.

Segurança pública

A Sesap também acompanha os profissionais da segurança pública. Nesta categoria, são 453 confirmados com Covid-19 e há 578 casos suspeitos. A maioria é formada por homens com idade entre 30 e 49 anos. Foram registrados dois óbitos – um na Grande Natal e outro em Mossoró.

“Entendemos que são pessoas que estão em idade ativa e trabalhando. O local de trabalho pode, sim, ser local de transmissão. Daí a importância do distanciamento e das barreiras para o exercício do trabalho de forma segura”, comentou Kelly Lima.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *