O XXVII Simpósio Nacional de História está sendo realizado no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até a próxima sexta (26). A programação inclui o lançamento de livros de pesquisadores de todo o país, sempre a partir das 18h, no Centro de Convivência da universidade.
Nesta quarta (24), é a vez dos professores do Departamento de História da UFRN, lançarem suas publicações.
Em Feira dos Mitos: a fabricação do folclore e da cultura nordestinos (1920-1950), o professor Durval Muniz aborda como o discurso folclórico emitido na área que se nomeará como sendo Nordeste definiu o que ainda hoje julgamos ser o folclore nordestino.
A professora Flávia Sá Pedreira publica a segunda edição de “Chiclete eu misturo com banana: Carnaval e cotidiano de guerra em Natal (1920-1945)”, livro que trata do cotidiano potiguar no período citado e da influência americana na cidade.
A Intendência e a cidade: fontes para o estudo da gestão da cidade de natal (1892-1919) é o título do livro organizado pelos professores Raimundo Arrais, Helder Viana e Raimundo Nonato Araújo. O objetivo da obra é reunir pesquisas e comentar as determinações oficiais para a cidade de Natal, por meio de resoluções, entre 1892 e 1930.