
A professora de fisioterapia da Estácio Ponta Negra, Aline Braga, foi uma das premiadas no Concurso Nacional de Produção Científica promovido pela instituição de ensino. O prêmio de 1º lugar para o artigo “Comparação do efeito imediato de um treino com jogo de realidade virtual em pacientes com AVC de acordo com o lado cerebral afetado”, foi anunciado durante o 7º Fórum Anual de Docentes da Estácio, no Rio de Janeiro.
No estudo, que resultou na produção do artigo, pacientes foram submetidos a uma avaliação do padrão cinemático (angulação das articulações do ombro e do cotovelo) do movimento de beber água e em seguida realizavam um treino intensivo do membro superior acometido pelo AVC, com o jogo de tênis de mesa do videogame XBOX Kinect, um dispositivo de realidade virtual não-imersiva e disponível no mercado.
Após o treino em questão, os pacientes eram reavaliados quanto à cinemática do movimento de beber água novamente. Foram recrutados 10 pacientes com lesão cerebral à esquerda, 10 à direita e 20 saudáveis para comparar com o padrão normal. “Com o estudo pudemos observar que alguns pacientes se beneficiaram mais do que outros, de acordo com o lado da lesão cerebral, e devemos levar esse fato em consideração ao utilizar a terapia proposta”, explica a professora.
Segundo ela, muitos terapeutas vêm utilizando a terapia com realidade virtual por meio de jogos de console, como o Wii, Playstation e XBOX Kinect, porém, os efeitos dessa terapia, bem como o delineamento dos pacientes que se beneficiariam com essa terapia ainda não está estabelecido.
O artigo, desenvolvido como dissertação de mestrado em Fisioterapia na UFRN e publicado na NeuroRehabilitation Revista, rendeu à professora premiação no valor de R$ 7 mil concedida em forma de crédito para o autodesenvolvimento em atividades acadêmicas, aquisição de livros, softwares, computadores, assinatura de revistas ou sites especializados e reflete o reconhecimento da instituição à dedicação dos professores pesquisadores.