/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/V/2albAUS62isJeWhdhDig/mascara-crianca.jpeg)
Preocupada com o uso obrigatório de máscaras no Distrito Federal, a professora da rede pública Mônica Aparecida de Borba, de 45 anos, resolveu criar acessórios divertidos para incentivar as crianças a se protegerem contra a Covid-19. O acessório, tipo “face shield”, cobre todo o rosto e faz referência aos super-heróis.
Mulher-Maravilha, Batman e Homem-Aranha são alguns dos temas e a máscara de acrílico vem acompanhada de uma de pano, essencial para garantir a proteção. Mônica conta que começou a fazer os acessórios para as crianças da família, no entanto, logo vieram mais pedidos, e a atividade virou um complemento de renda.
A professora vende cada máscara por R$ 20. “Já vendi umas 60 máscaras”, comemora.
A resposta das crianças foi imediata. Maria Fernanda, de 6 anos, escolheu uma da Mulher Maravilha pensando no retorno das aulas.
Mas a menina sabe que, além da máscara de acrílico é preciso deixar a de tecido por baixo e ainda mais, para garantir a proteção. “Eu sei que tem que lavar a mão, usar álcool, e enxugar também”, explica.
Jéssica Ferreira, mãe da Maria Fernanda, diz que antes a filha tinha dificuldade em usar a máscara de proteção. Mas, agora, faz parte de uma brincadeira.
“A criança não tem o mesmo cuidado que o adulto, por isso, achei genial a ideia”, comentou.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nessa sexta-feira (5), novas orientações para uso e fabricação de máscaras de pano para proteção contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
O uso da máscara de proteção
A entidade ampliou as circunstâncias em que as máscaras devem ser usadas e detalhou os materiais que funcionam melhor para conter a disseminação da doença.
As novas recomendações são:
- O uso de máscaras por todas as pessoas onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público;
- Em áreas com transmissão comunitária, a recomendação é que pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças pré-existentes usem máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível;
- Em áreas com ampla transmissão, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, não apenas para os trabalhadores que lidam com pacientes com Covid-19.
Confecção das máscaras de pano:
- As máscaras devem ter, idealmente, no mínimo três camadas de tecido;
- A camada exterior deve ser feita de um material resistente à água, como o polipropileno, poliéster ou uma mistura deles;
- A camada do meio deve agir como um filtro e pode ser feita de um material sintético, como o polipropileno, ou de uma camada extra de algodão;
- A camada interior deve ser feita de um material que absorva a água, como o algodão.
Cuidados para colocar e retirar a máscara
- Antes de usar a máscara, lave as mãos com águas e sabão ou use álcool em gel;
- Examine a máscara antes de colocá-la: se estiver danificada ou suja, não use;
- Coloque a máscara de forma que ela cubra a boca, o nariz e o queixo. Se assegure de que não há espaços entre o seu rosto e a máscara;
- Não toque na máscara enquanto estiver usando, para evitar contaminação;
- Se tocar na máscara acidentalmente, limpe as mãos;
- Antes de retirar a máscara, limpe as mãos com álcool ou lave com água e sabão;
- Ao retirar a máscara, incline-se ligeiramente para a frente e pegue na máscara pelos elásticos, na parte que está atrás da orelha, sem tocar a frente;
- Depois de retirá-la, lave as mãos novamente;
- Se a máscara for de pano, lave com sabão e água, de preferência quente.
Fonte: G1