Produção de veículos volta a crescer no Brasil (Foto: Divulgação)

A produção de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no Brasil subiu 23% no 1º semestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nesta quinta-feira (6) a associação das montadoras (Anfavea).

Nos 6 primeiros meses do ano, foram feitos 1,26 milhão de veículos, contra 1,02 milhão no mesmo período de 2016.

O avanço ocorreu em todos os segmentos, mas foi puxado por uma alta de 23% em carros leves, picapes e utilitários. O segmento de caminhões cresceu 15%, enquanto o de ônibus registrou alta de 7,9% no período.

Embora as vendas no país tenham mostrado leve melhora, com alta 3,65% no semestre, as montadoras instaladas no país estão aproveitando o momento para elevar as exportações, que cresceram 57,7%.

Foram 372.563 unidades enviadas para fora do país, entre janeiro e junho, enquanto no mesmo período do ano passado foram 236.941 veículos. O volume exportado representa 29% da produção total no Brasil.

“Em relação aos valores de exportação, estamos apenas atrás de 2011 e 2013”, explicou Megale.

Apenas em junho, o setor produziu 212.281 unidades, o que representa uma queda de 15% em relação ao número de maio, mas um avanço de 15% sobre o registrado em junho do ano passado.

De acordo com o presidente da Anfavea, a queda de produção entre maio e junho ocorreu devido a um dia útil a menos e também por processos internos em 3 montadoras. “Duas estavam em férias coletivas e uma está reestruturando a linha para novos produtos”, disse Megale.

Na quarta-feira, a Volkswagen anunciou a mudança da linha do Gol para Taubaté, com objetivo de abrir espaço para os novos Polo e Virtus em São Bernardo do Campo (SP).

*Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *