queda na bolsaA Bovespa deixou de lado o cenário internacional e reagiu, principalmente, às disputas que estão acontecendo nos bastidores de Brasília. O rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o Planalto colocou em risco, na visão dos investidores, o ajuste fiscal e a própria governabilidade do País. Como reação prática, quase todas as ações do Ibovespa recuaram, em meio a forte movimento de vendas.

O índice à vista fechou em queda de 1,37%, aos 52.341,80 pontos, abaixo dos 53 mil pontos. Na semana, a Bolsa recuou 0,47% e, no mês, acumula queda de 1,39%. Na máxima da sessão, o Ibovespa chegou a subir, aos 53.310 pontos (+0,45%) e, na mínima, atingiu 52.221 pontos (-1,60%). O giro financeiro foi pequeno, de apenas R$ 4,754 bilhões.

Os dados divulgados antes do fechamento do Ibovespa não chegaram a fazer preço, mas reforçaram o que o mercado tem se deparado no dia a dia: a debilidade da economia brasileira e a dificuldade em fazer o ajuste fiscal, em parte por causa da estagnação do País. Segundo o Ministério do Trabalho, o Brasil fechou 111.199 vagas formais de emprego em junho, o pior resultado para o mês da série histórica, iniciada em 1992. O resultado foi pior do que a mediana das projeções dos analistas, que ficou em -96,5 mil vagas.

O Banco Central já havia divulgado o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), uma espécie de estimativa para o PIB oficial, referente ao mês de maio. No período, o indicador ficou em +0,03%. Apesar de positivo, o resultado ficou abaixo da mediana das projeções, de +0,10%.

E se a situação econômica debilitada já é preocupante, isso acabou exacerbado pela turbulência política. O governo vem sofrendo vários revezes, e o mais recente foi esse ultimo, protagonizado por Cunha, no final da semana. Depois de oficializar sua ruptura do governo, ele declarou que vai trabalhar para tentar convencer outros peemedebistas a fazerem o mesmo. Em Brasília, o governo movimentou-se para reduzir a pressão política. Ainda assim, os investidores preferiram vender ações: Petrobras ON caiu 4,90%, Petrobras PN recuou 4,36%, Vale ON cedeu 1,08% e Vale PNA teve baixa de 1,55%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *