Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discursa por vídeo ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discursa por vídeo ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira (23) na reunião de líderes empresariais, em Davos, que o mundo enfrentou um ponto de inflexão e teve que aplicar sanções contra a Rússia como um aviso para outros países considerando o uso da força bruta.

“A história está num ponto de virada… Este é realmente o momento em que se decide se a força bruta governará o mundo”, disse Zelenskiy em um discurso para o Fórum Econômico Mundial, evento do qual participam lideranças empresariais de todo o mundo.

A Ucrânia está no topo da agenda do Fórum. “Esta é a plataforma econômica mais influente do mundo, onde a Ucrânia tem algo a dizer”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em seu discurso diário em vídeo no domingo (22) à noite.

A reunião ocorre após um hiato de mais de dois anos devido à pandemia de covid-19. Mas não só o clima é diferente em 2022, com políticos, executivos e acadêmicos russos totalmente ausentes.

Instituições russas, como seu fundo soberano de riqueza, bancos estatais e empresas privadas, deram em anos anteriores algumas das festas mais brilhantes, servindo caviar, champanhe e foie gras.

Além da crise da Ucrânia, estão na pauta das discussões em Davos a recuperação pós-pandemia, o enfrentamento da mudança climática, o futuro do trabalho, a aceleração do capitalismo e o aproveitamento de novas tecnologias.

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *