Escrever uma matéria é como abrir uma microempresa, sempre começa com uma página em branco e sempre termina com uma grande história. O slogan retrata muito bem a importância do jornalista no processo de consolidação de um pequeno negócio. Para reconhecer o trabalho desses profissionais, foi instituído o Prêmio Sebrae de Jornalismo, que entra na sexta edição. As inscrições para a premiação foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro. Para disputar as seis categorias, jornalistas de todo país devem cadastrar os trabalhos no site www.premiosebraedejornalismo.com.br.
Serão premiadas com o total de R$ 120 mil as melhores matérias veiculadas em 2013 com foco nos pequenos negócios. Estão na disputa reportagens que abordam os seguintes temas: Fomento ao Empreendedorismo, Cooperação, Encadeamento Produtivo, Gestão, Inovação e Competitividade, Inclusão Produtiva, Sustentabilidade, Políticas Públicas e Legislação.
Além das tradicionais categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo, a sexta edição traz como novidade as categorias Fotojornalismo e Reportagem Cinematográfica. Até o ano passado, fotógrafos e cinegrafistas recebiam apenas menções honrosas, mas agora também concorrem ao prêmio de R$ 15 mil de cada categoria.
A sexta edição do prêmio passou por uma atualização de 20% no valor das premiações: os vencedores de cada categoria passam a receber R$ 15 mil e a melhor reportagem do ano, entre todas as categorias, ainda acumula outros R$ 15 mil com o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
