A Petrobras lucrou R$ 21,2 bilhões no ano passado, o pior resultado desde 2004. A queda nos ganhos, de 36% em relação a 2011, foi a maior da história da empresa. O resultado é reflexo da menor produção de petróleo, dos preços defasados no mercado interno em relação ao internacional para a gasolina e o diesel e da maior importação de combustíveis.  E ainda, o endividamento cresce e põe sob risco status da empresa boa pagadora.

Apesar de pleitear desde o início de 2012 ajuste nos preços em torno de 15%, o aumento só veio neste ano, de 6,6% para a gasolina e 5,4% para o diesel. Os dois combustíveis representam metade da receita da Petrobras.A queda na produção de petróleo, de 2%, foi a primeira desde 2004. A empresa admitiu, no balanço, que a produção não crescerá neste ano. A área de Abastecimento teve prejuízo 130% maior, de R$ 22,9 bilhões, com a importação de diesel e gasolina.

O resultado da área de gás e energia, que contabiliza as importações de GNL (Gás Natural Liquefeito), usado pelas termelétricas, e a venda de gás e de energia elétrica ao mercado, também teve queda, de 47%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *