/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/v/q/6jx0iZSEmWjXqUbDyK3Q/foto-parto-adequado-02.jpg)
As unidades de saúde de Natal continuam realizando o exame pré-natal nas gestantes conforme orientação do Ministério da Saúde, mas com agendamento prévio, reduzindo o tempo de permanência nos locais. As medidas visam a evitar o contágio pelo novo coronavírus.
É através do pré-natal que se evita complicações durante a gravidez e se garante um parto mais seguro para a criança, de acordo com os médicos. Apesar do período de alerta em função da Covid-19, as mulheres que deram início ao acompanhamento devem dar continuidade e quando houver suspeita de gravidez podem buscar a unidade de saúde mais próxima para confirmação e início da assistência.
A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) explica que o pré-natal contempla uma série de exames, como teste rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, glicemia, sorologias, ultrassonografia, entre outros.
Além disso, as vacinas são colocadas em dia e também são realizadas pelo menos seis consultas, com maior frequência no terceiro trimestre da gestação. Nas unidades de saúde do Município, segundo a SMS, esse processo é realizado por médicos e enfermeiros especializados.
Fonte: G1RN