Keillha Israely – Assistente Social Casa Durval Paiva – CRESS/RN 3592
O assistente social é um profissional liberal que atua nas mais diversas expressões da questão social, nossa área de atuação é assim, abrangente, do atendimento direto aos usuários, sujeitos de direitos, a elaboração e execução das mais variadas políticas públicas.
Ao longo do tempo vimos as mudanças e o percurso das políticas públicas no Brasil, com avanços e recuos. No âmbito da saúde, por exemplo, destacamos o cuidado e a importância da atenção primária, saúde da família, e enfoque na prevenção e promoção da saúde. O próprio conceito de saúde mudou, passou a ser visto não só como ausência de doença, e sim, definido como estado de completo bem-estar, físico, mental e social, e não somente ausência de enfermidades, sendo esta direito de todos e dever do Estado, conforme cita a Constituição Federal de 1988.
Assim, dentro das perspectivas de avanço na política de saúde, a promoção a esta, “deve aliar saberes técnicos aos saberes populares”. Não se trata de apenas repassar informações, os usuários precisam querer utilizá-las no seu dia a dia. Para todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no âmbito da política de saúde, é necessário conhecer o território, a população, suas demandas, acolher os usuários, para que as ações sejam propostas e conduzidas de forma coletiva, não impositivas, ou meramente repassadas.
Nesse sentido, o assistente social contribui para ampliação e atendimento às famílias, este é fundamental para identificar as vulnerabilidades dos usuários, os vendo na sua integralidade, enquanto indivíduos que sofrem com inúmeras determinações, sociais, econômicas, etc., contribuindo assim para um cuidado integral, atuando numa equipe multidisciplinar, utilizando a interdisciplinaridade.
Assim, dentre as inúmeras possibilidades de atuação profissional, destacamos: ações socioeducativas; planejamento; gestão; capacitações; estímulo à participação popular e controle social, ações de mobilizações, parcerias; visitas domiciliares, acolhimento e escuta qualificada.
O assistente social atua no atendimento direto, para viabilização e acesso a serviços, como consultas, exames e procedimentos, bem como, entrevista social, atendimentos em grupo e familiares, orientações e encaminhamentos. Em suma, essas são algumas das inúmeras possibilidades de atuação que o assistente social possui na sua atuação na promoção da saúde.
