1- Na tarde dessa quinta-feira (25),  Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou o cancelamento “definitivo” do Campeonato Potiguar 2021. A decisão contou com os outro clubes participantes da competição. De acordo com o comunicado, a medida foi tomada devido ao “insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição”.

O Campeonato Potiguar foi suspenso de 20 de março a 2 de abril, por força de decreto que estabeleceu medidas mais rígidas de isolamento social em todo o Rio Grande do Norte para conter o avanço da Covid-19. Somente atividades essenciais estão autorizadas a funcionar no estado – todas listadas em decreto – e o futebol não está entre elas.

O anúncio da FNF é feito um dia após a liberação por parte do governo para que ABC e América-RN retornem aos treinos, com argumento de que as equipes disputam competições regionais e nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol. No caso, Assu, Força e Luz, Globo FC, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz de Natal seguiriam proibidos de treinar, pelo menos, até o dia 2 de abril.

2- Rena final da Superliga Feminina! Foram quase quatro meses de jogos em um cenário tenso de pandemia, com times desfalcados de jogadoras por Covid-19 e ginásios sem torcidas. Sem um campeão na edição passada, a temporada 2020/2021 foi de superação. Os 12 times se enfrentaram em fase de turno e returno, às vezes tendo de mandar suas partidas em local neutro para respeitar todos os protocolos de saúde.

Por fim, quatro times chegaram às semifinais e, a partir desta sexta-feira (26), vão disputar a série melhor de três jogos em sede única, na bolha formada no CT de Saquarema. Dono da melhor campanha na fase de classificação, o Minas vai enfrentar o Sesi Bauru. Já o Praia Clube terá pela frente o tradicional Osasco.

O jogo que abrirá a semifinal será entre Osasco e Praia Clube, às 19h. No segundo jogo, marcado para as 21h30,Minas e Sesi Bauru entrarão em quadra. O canal de tv a cabo SporTV vai transmitir todas as partidas da fase decisiva.

3- O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que a Supercopa 2021, entre Flamengo e Palmeiras, será realizada no estádio Mané Garrincha – jogo marcado para o dia 11 de abril. O governador também confirmou que o plano é que a disputa entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil seja a primeira partida com público no DF desde o início da pandemia: a ideia é que profissionais de saúde vacinados possam assistir ao jogo das arquibancadas.

Questionado nesta quinta-feira sobre o assunto, o governador Ibaneis Rocha foi enfático na resposta.

A questão ainda é tratada com cautela nos bastidores, mas a ideia do governo do Distrito Federal, em conjunto com a CBF, é adotar em Brasília modelo semelhante ao utilizado na última edição do Super Bowl – a decisão da NFL (Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos). Na partida, disputada no dia 7 de fevereiro, cerca de 7.500 profissionais de saúde vacinados contra a Covid-19 puderam ir ao estádio na região de Tampa, na Flórida.

Para a Supercopa no Mané Garrincha, a proposta confirmada pelo governador seria ter público de 10% da capacidade do estádio: cerca de 7 mil pessoas. Os ingressos seriam entregues pela CBF aos profissionais de saúde de Brasília como forma de agradecimento ao empenho durante o combate à pandemia.

 

 

 

 

Leila de Melo – jornalista esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *