1- Racistas não passarão! Em partida entre Flamengo x Bahia nesse domingo (20) no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro a partida teve diversos bons elementos de se encher os olhos do ponto de vista esportivo e uma coisa inadmissível manchou a partida, um caso de injúria racial contra o meia rubro-negro Gerson.
O Bahia, através de nota em seu site oficial, manifestou-se sobre a denúncia de racismo feita pelo jogador do Flamengo, ao colombiano e jogador do time, Índio Ramírez, durante a derrota por 4 a 3, no último domingo. O Tricolor afirma que seu atleta negou veementemente as acusações sofridas, mas ao mesmo tempo afastou o meia-atacante até que a apuração do caso seja concluída.
Em entrevista após a partida, Gerson disse ter ouvido “Cala a boca, negro” do meia-atacante Índio Ramírez. No episódio, Gerson também discutiu com Mano Menezes no campo e pediu respeito ao técnico. A transmissão do canal Premiere captou o áudio do momento em que Gerson reclama com Mano Menezes sobre Ramírez. Pelo som dos microfones, foi possível perceber que o meia do Flamengo reclamou em direção ao banco do Bahia.
Mano Menezes deixou o comando do Bahia poucas horas depois do episódio e, em publicação nas redes sociais, afirmou que condena qualquer ato racista.
O vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz concedeu entrevista após o jogo e defendeu apuração do caso. Na súmula da partida, o árbitro relata não ter visto o episódio de racismo.
Em participação no programa Redação SporTV na manhã desta segunda-feira, o vice jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, afirmou que o clube vai levar Gerson até a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para registrar ocorrência contra Ramirez, do Bahia.
2- O América-RN arrancou um empate com o Galvez em Rio Branco nesse domingo (21) jogando com um a menos e em uma partida com erro dos dois goleiros. Em uma jogada no mínimo irresponsável, o goleiro Vitor Paiva , goleiro alvirrubro saí da área para disputar a bola na lateral do campo é driblado e faz uma falta na entrada da grande área.
O arqueiro era o último homem na joga e por isso recebeu o cartão vermelho. Com um a menos o AFC que já perdi por 1 a 0 viu sua estratégia de jogo ir por água abaixo. Mesmo com a pressão dos donos da casa, o América sustentou o placar até o final do primeiro tempo.
O jovem goleiro Lucas Freitas, entrou no lugar de Vitor Paiva e fez seu primeiro jogo profissional pelo time potiguar. O menino se saiu muito bem, mostrou personalidade e fez ótimas defesas.
Já não podemos dizer o mesmo do arqueiro do Galvez, Miller, que com o time vencendo com um a mais ele saí errado e a bola resvala no atacante do América, Wallace Pernambucano que não perdoa e empata a partida.
Visto todas as dificuldades da partida, o empate tem sabor de vitória para o time potiguar, agora é trabalhar para conseguir a classificação em casa no próximo domingo (27), na Arena das Dunas, às 16h.
Com o empate no jogo de ida, quem vencer a partida de volta se classifica para as quartas de final. Em caso de novo empate, independente do placar, a decisão do classificado será nas cobranças de penalidades.
3- O Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) optou por suspender os jogos decisivos da Liga Nacional masculina da modalidade, que estava sendo disputada em sistema de bolha, na cidade de Arujá, que fica na região metropolitana de São Paulo. O motivo foi um surto de coronavírus, com pelo menos sete atletas do Pinheiros testando positivo, além de outros membros de comissões de outros clubes. O título seria disputado por Pinheiros e Taubaté.
O torneio começou no dia 13 e foi jogado durante toda a última semana, com todos os envolvidos na competição hospedados no complexo esportivo do local. O mesmo padrão foi utilizado em novembro, no Campeonato Paulista, e ali a competição seguiu sem problemas.
Ainda não há data para a realização das finais da competição, e janeiro será marcado pela disputa do Campeonato Mundial entre seleções, no Egito, em que a seleção brasileira já se reunirá a partir da semana que vem para treinos. Os que estavam na bolha da Liga serão retestados.
Leila de Melo – jornalista esportiva
