1- Neste sábado (27), ocorre em Motevidéu, a Final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo x Palmeiras. A segunda final brasileira em dois anos. A partida será disputada em jogo único, no estádio Centenário, às 17h. O Flamengo foi o campeão de 2019 e o Palmeiras de 2020, as duas principais equipe do país; agora acrescidas do Atlético Mineiro (iminente Campeão Brasileiro deste ano); vão fazer um duelo equilibrado, tenso e repleto de paixão. Não arrisco placar ou favoritos para esta final, minha única expectativa é que seja uma bela partida de futebol.
2- Foram oito pódios em nove competições num período de quatro semanas. Todos resultados inéditos para o esporte brasileiro. Aos 27 anos, Nicole Silveira, atleta do skeleton, tornou-se o novo fenômeno das modalidades de inverno do Brasil. Nascida em Rio Grande-RS, mas radicada em Calgary, no Canadá, desde a infância, Nicole está muito próxima de confirmar a vaga para as Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022. Realista, ela fala em brigar por top 10 neste momento para chegar ao pódio em 2026, nos Jogos de Milão-Cortina, na Itália.
3- A natação brasileira vai manter o modelo de seletiva única para suas principais competições neste ciclo olímpico até os Jogos de Paris 2024. Além disso, uma das ambições é montar uma espécie de “seleção permanente”, no qual atletas com tempos entre os melhores do mundo e cativos na equipe nacional recebam benefícios à parte do que recebem em seus clubes. A próxima seletiva única será em abril de 2022, provavelmente entre os dias 4 e 9, para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão, que ocorrerá no mês seguinte. De acordo com Domingues, dois locais indoor são considerados para abrigá-la: a piscina da Unifa (Universidade da Força Aérea), no Rio, e a do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Não está descartado, porém, realizar a classificatória para Fukuoka no Maria Lenk se as outras opções não se viabilizarem.
Leila de Melo – jornalista esportiva
