1-  Três times potiguares fizeram sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série D nesse final de semana. O América entrou em campo nesse sábado (19) contra o Campinense, ambas equipes são cotadas para o acesso a Série C, no entanto, não saíram do empate sem gols na Arena das Dunas.  O próximo compromisso do Mecão é sábado (26) contra o Floresta, no Estádio Domingão.

Neste domingo (20) o ABC enfrentou o Itabaiana no Mendonção. O Mais Querido saiu na frente com um gol no primeiro tempo em uma cobrança de escanteio curto com um bola cruzada na área. O goleiro do Itabaiana defendeu a primeira, mas na sobra, Sousa Tibiri marcou o primeiro gol da partida. O empate veio nos acréscimos, aos 49 do segundo tempo a bola bate na mão de Richardson dentro da área e o juiz marca pênalti. Thiago Santos faz par o Itabaiana e deixa tudo igual no placar, 1 a 1. O próximo compromisso do ABC é no Frasqueirão, no sábado (26), às 16h contra o Jaciobá.

Quem iniciou o campeonato com vitória foi o Globo FC, o time de Ceará-Mirim jogou contra o Atlético de Cajazeiras no Estádio Perpetão nesse domingo (20) e venceu a partida por 2 a 1. No finalzinho do primeiro tempo Léozinho acerta um bonito chute de fora da área, a bola sobra, Beleu emenda para o gol,  e abre o placar para o Globo. A ampla vantagem que o time potiguar impôs no primeiro tempo seguiu na segunda etapa, salva umas breve reação do time da casa no início do segundo tempo. Aos 47 do segundo tempo Bruno empata para o Atlético de Cajazeiras e quando tudo parecia terminado, Júlio Carioca, que acabara de entrar em campo, aproveitou o vacilo da defesa paraibana e aos 50 minutos marcou o segundo e derradeiro gol da partida, finalizando o placar e sacramentando a vitória do Globo FC. O time potiguar tem jogo marcado para o sábado (26), em casa, contra o Guarany de Sobral. A realização dessa partida, no entanto, não está confirmada já que o time cearense teve quase metade do elenco diagnosticada com coronavírus e sequer entrou em campo neste fim de semana.

2- Flamengo vive momentos de grande tensão e má sorte na Copa Libertadores da América. Após uma derrota vergonhosa por 5 a 0 do Independiente del Vale por 5 a 0, na última quinta-feira (17), agora a natureza e a pandemia encrecaram a delegação rubro-negra. Um vulcão em atividade na cidade de Guayaquil, Equador, gerou uma grande nuvem de fumaça na cidade, adiando o treino que seria realizado nesse domingo (20) visando a preparação para o time no jogo desta terça-feira (22) contra os donos da casa, o Barcelona e Guayaquil. No entanto, o time carioca sofreu um novo revés, nesta segunda-feira (21), seis jogadores e o diretor de futebol, Marcos Braz, foram diagnosticados com covid-19 e desfalcam o elenco. Se a vida de Domenèc Torrent já não estava fácil, com as fortes cobranças da torcida a o racha da diretoria do Flamengo, parte querendo que ele saia e parte lutando por sua permanência, o jogo de amanhã, apesar de todos os desfalques, é determinante para saber se o técnico e seus comandados, de fato, tem nervos e forças para sair desta crise.

É preciso lembrar que ainda vivemos a grave pandemia do novo coronavírus e que os protocolos pré-estabelecidos pelos clubes, federações e confederações são um acordo coletivo em que todas as partes, dirigentes, comissão técnica e atletas devem cumprir para evitar a propagação do vírus. Também cabe lembrar que o Flamengo foi um dos times que mais quis apressar o retorno do futebol no Brasil e na América do Sul, cobrando governantes e federações, as consequências da pressão e do apressado retorno do time do Rio de Janeiro não surtiram o “efeito positivo” que seus dirigentes esperavam, muito pelo contrário, o time segue instável, pelas mudanças de técnico, sem apresentar unidade tática e física e as voltas sofrendo com o imponderável, o novo coronavírus. Apesar das questionáveis atitudes da chefia do Clube de Regatas Flamengo, a Conmembol em hipótese alguma poderia deixar que esse jogo ocorresse amanhã, pela segurança de ambas as equipes envolvidas, seria por demais irresponsável colocar uma equipe com tantos casos confirmados em campo!

3- A NBA segue proporcionando os momentos de maior emoção na volta dos esportes em meio a pandemia. A Liga que criou uma “bolha”, em que as equipes vivem no Resort da Flórida, talvez tenha sido o único caso de sucesso – sem casos de covid-19 – até então. Na noite deste domingo (20) no segundo jogo das Finais da Conferência Oeste entre Los Angeles Lakers x Denver Nuggets, o time californiano que vencia a praticamente durante todo o jogo, levou a virada no final do último quarto. O Denver tinha um ponto a frente no placar e o Lakers uma posse de bola com cerca de três segundo para o final da partida que Anthony Davis, ala-pivô, decidiu, acertando um arremesso certeiro da linha dos três, garantiu a segunda vitória do time na série. A próxima partida entre as equipes será amanhã (22), às 22h e seu eu fosse você, não perderia!

 

 

 

 

Leila de Melo – jornalista esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *