
PONTO DE VISTA DO LEITOR
Depois de passar uma semana em Natal, voltei para São Paulo preocupado com a nossa cidade. Para quem vive aí, talvez não seja tão perceptível, mas achei a cidade e o estado um pouco diferentes. Natal e o RN dependem muito do turismo, inclusive dos turistas estrangeiros. E aí eles atualmente são “mosca branca“. As autoridades justificam que o problema é devido à crise na Europa. Mas não explicam porque eles continuam indo para Fortaleza e Maceió. Quando não se reconhece um problema, é quase impossível resolvê-lo.
Quem conhece Paris deve ter percebido que os parisienses deixaram de lado aquela arrogância que os caracterizava. Não tenho certeza mas deve ter sido feito um trabalho nesse sentido. Embora não tenha conseguido estatísticas recentes, sei que de 2005 para 2011 o número de turistas estrangeiros em Natal caiu a menos de 40%. Eu acredito que hoje esteja abaixo de 30% em relação a 2005.
O calçadão da Praia do Meio já está com buracos após a reforma recente. O número de quiosques parece que aumentou. O número de bugueiros sem trabalho deve ter aumentado muito, pois num sábado em que fui a Genipabu eles estavam “caçando” os turistas que passavam. Outra coisa que observei: nunca foi tão fácil almoçar nos Camarões. Realmente eu lamento tudo isso que pude constatar. Pois gosto muito de Natal e desejo que essa atividade turística se recupere logo. Ela é a base da nossa economia.
Mauricy Terra – Engenheiro