DO LEITOR –
SEGURANÇA PUBLICA – Muito se tem falado na segurança pública de Natal e do estado do Rio Grande do Norte. Muitas críticas foram feitas quando da administração de Dra. Kalina Leite, gerando algumas situações bastante desconfortáveis. Como membro de Associação de Moradores da região de Areia Preta, eu tive a oportunidade de conviver com a senhora secretária em diversas oportunidades no trato de assuntos relacionados à competência de sua pasta. Assim, julgo oportuno fazer algumas colocações após as alterações sofridas tanto na pasta de segurança quanto no comando da força policial. Inclusive após ter tomado conhecimento da recente entrevista do novo secretario de segurança recém empossado, Gal. Lundgren.
O conceito até então defendido pela secretária de segurança era a articulação de diversos órgãos conjuntamente a ações policiais. Dentro desse conceito articulava-se na época ações com a as secretarias de serviço social, educação, esportes, lazer e cultura além outros serviços onde se auxiliava as comunidades de uma forma integrada para resultados a médio e longo prazos. Algumas realizações merecem destaque tais como a implantação da Ronda Cidadã, a implantação das Áreas Integradas de Segurança (AISP), criação do DHPP , a câmara de mapeamento de crimes violentos letais entre outras realizações, além de, apesar da conhecida falta de recursos, o reaparelhamento da melhor forma possível, do aparato policial. Outras ações operacionais foram implantadas ou readequadas em sua atuação.
Este comentário em defesa a atuação da antiga secretária se dá por conta do que foi muito bem colocado pelo Gal. Lundgren onde ele diz que, “haverá continuidade das ações já em andamento, ampliação e reorganização dentro do novo ponto de vista do secretário e outras ações no sentido de ampliar os resultados até então obtidos” Ressalte-se também o comentário feito, de que “a polícia nunca prendeu tanta gente e que a apreensão de drogas foi grande sob a administração passada e terá reforço em breve para coibir o tráfico”.
Em resumo não acredito que poderíamos classificar a gestão passada como ruim, muito pelo contrário. Foi uma administração que apresentou resultados, mesmo convivendo com uma extrema falta de recursos. O novo secretário pelo seu histórico é bastante competente e muito poderá contribuir para a evolução do que já foi conseguido. Por isso, espero que o trabalho tenha continuidade e que os objetivos maiores sejam alcançados. E a participação da sociedade como um todo no auxílio a essas ações é fundamental. Assim como a integração de outras secretarias, no sentido de perpetuar os resultados que se consiga.
Roberto Goyano – Engenheiro
