A REPÚBLICA DA “CUÉTICA”: DO “COFRINHO” AO “FUNDO DE INVESTIMENTO” –

O Brasil é uma República de piadas prontas. E nada mais pode gozar de tanto humor como a cena política nacional. Campo fértil para comediantes.

Foi mesmo hilária a evidência nacional de mais um caso de político flagrado em cenas patéticas, na posse escancarada de “dinheiro vivo”. Aliás, episódio que se repete, quando se vê esses recursos devidamente “depositados”, para efeito de custódia, em “peças exóticas”. Talvez “eróticas”, em se tratando de cuecas.

O fato curioso dessa nova “cuética” foi constatar que o tal ensaio explícito se deu num momento inesperado. Afinal, a corrupção foi declarada extinta dias antes pela força imperativa de um “decreto”. Ato tupiniquim que oscila entre o cômico e o surreal, porque nem deu tempo do povo ir às ruas para comemorar. Só nos resta agora “lavar a jato” a roupa suja. Ou melhor, que se lave a cueca de quem a usou como cofre.

Assim, nessa história “cuética” foi abandonada a inocência de se ver pelas cuecas alheias simples “cofrinhos”. As experiências políticas recentes, pelo volume diarreico de dinheiro, transformaram a “indumentária financista” em verdadeiros “fundos de investimentos”.

No frigir dos ovos (tenha-se aqui o bom sentido do termo), essa parábola da “cuética” nacional nos revela uma certeza: as cuecas são coloridas. Ou seja, esses atos desabonadores da conduta política podem estar presentes em qualquer agremiação partidária.

Infelizmente, o que parte da classe política exercita nas formas de corrupção é um reflexo do que parte da sociedade também exercita. A parábola da “cuética” é ofício de muitos pseudos cidadãos. Não há “purgante” eficaz que evite sujar as cuecas.

 

https://www.instagram.com/p/CGY83QEgupx/?igshid=ue5v0u71e5g7

 

 

Alfredo Bertini – Economista, professor e pesquisador. Ex-Presidente da Fundação Joaquim Nabuco

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *