/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/d/NvXkcgQA6rkheJXnsEQA/mutirao-lixo.jpeg)
Um mutirão retirou na manhã desta quinta-feira (5) cerca de uma tonelada de lixo do estuário do Rio Potengi, em Natal.
Entre os materiais recolhidos, haviam: tampinhas de plástico, garrafas PET, isopor, sacolas, embalagens, copos descartáveis, pneus, redes de pesca, cocos e até uma carcaça de geladeira.
A limpeza fez parte de uma ação em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente e integrou a programação da Sema Natal 2025, que este ano tem como tema “Soluções Locais para Desafios Globais”.
A mobilização, que ocorreu em parceria entre a prefeitura de Natal e com o Instituto Navegar, reuniu servidores públicos, voluntários, estudantes e representantes de diversas instituições.
Com concentração no Iate Clube de Natal, as equipes atuaram na margem esquerda do estuário, próximo à Redinha.
O presidente do Instituto Navegar, Tárcis Trajano, reforçou que é importante ações como essa para cuidar da principal bacia hidrográfica da cidade e preservar um símbolo da identidade cultural da capital potiguar.
“Unindo esforços conseguimos aumentar esse impacto positivo em prol do nosso Rio Potengi. Nosso trabalho consiste em pelo menos uma vez por semana limpar a área do estuário, e hoje estamos aqui num mutirão com a presença de varias instituições parceiras e um grupo de 74 crianças atendidas pela ADIC”, disse.
A ação integra o projeto Limpa Mangue, uma iniciativa contínua do Instituto Navegar que busca preservar o estuário do Potengi por meio da coleta regular de resíduos, ações de educação ambiental e cidadania junto à comunidade do Passo da Pátria, além da triagem e destinação sustentável dos materiais recicláveis.
O projeto tem como meta retirar 10 toneladas de lixo da região e fortalecer o desenvolvimento sustentável local.