A produção de petróleo da Petrobras no Brasil voltou a cair em fevereiro. Foram 1,920 milhão de barris por dia de óleo e de gás natural liquefeito (GNL), resultado 2,25% inferior ao alcançado em janeiro. É o segundo mês seguido de queda, depois de três meses de recuperação. Em janeiro, a produção já recuara 3,3% em relação a dezembro.
A produção no Brasil, incluindo gás natural, atingiu, em fevereiro, 2,316 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Já a produção total no exterior foi de 241,8 mil barris, uma redução de 0,6% em relação a janeiro.
No ano passado, a produção de petróleo da Petrobras recuou 2% na comparação com 2011. A maior baixa aconteceu em setembro, com 1,842 milhão de barris diários. Houve recuperação em outubro, novembro e dezembro, mas a tendência não se sustentou.
A Bacia de Campos foi a grande responsável pela queda. Além de perda de eficiência, o fraco resultado de 2012 foi influenciado pela decisão da companhia de parar plataformas antigas para reparos, depois de longos períodos sem manutenção. Neste ano, a produção média de janeiro e fevereiro acumula queda de 3,9% em relação a dezembro.