gaspetro

A Petrobras começa a receber hoje as propostas pelas 19 distribuidoras de gás reunidas na Gaspetro. Já as propostas por sete campos de petróleo no pré-sal brasileiro, que estão em diversas fases de exploração, deverão ser entregues no dia 31 deste mês.

Ainda estão em fase de formatação do modelo de venda outros ativos na longa lista prevista para desinvestimento da estatal, como a TAG (que será dividida em duas), Braskem e Transpetro, só para citar algumas. A abertura de capital da BR Distribuidora também está marcada para os próximos meses.

A estatal divulgou que pretende arrecadar este ano US$ 3 bilhões dos US$ 15,1 bilhões que estima obter com vendas até 2016, deixando a maior parte para o próximo ano. Mas podem vir surpresas, como o valor aumentar caso a companhia encontre compradores para as áreas em um momento desafiador de queda de preços do petróleo.

Pela Gaspetro, as maiores apostas de oferta nesta sexta-feira estão sendo feitas na Mitsui e na Beijing Gas, mas também foram convidadas Marubeni, Itochu, Gas Natural e EDF, além da Gávea Investimentos, de Armínio Fraga. A Cosan, outra convidada, já informou que não vai participar. As participações da Petrobras nas transportadoras que trazem gás da Bolívia – TBG e GTB – ne a TMN, TNG e TSB não serão vendidos e por isso serão separadas da Gaspetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *