
O professor Leonardo de Melo Versieux, do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia (DBEZ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), organiza abaixo-assinado em prol da criação de um jardim botânico na área do Parque das Dunas, em Natal.
A ideia surgiu a partir do recente debate sobre a ocupação de parte da área ambiental para realização de obras na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio. No site Avaaz – página da Internet onde está hospedado o documento –, Leonardo questiona se o que queremos é mais verde ou mais carros.
De acordo com o docente, o terreno, atualmente cedido ao Exército, poderia ser convertido em jardim botânico, integrado ao restante do Parque, o que criaria espaço voltado para estudo, conservação, divulgação científica, exposições e educação sobre a flora.
Leonardo ressalta que, em instalações do tipo, é possível divulgar o conhecimento sobre plantas, ter coleções científicas, espaços para cursos de paisagismo, jardinagem, produção de mudas e pesquisa sobre cultivo e domesticação de plantas nativas.
Além disso, jardins botânicos são espaços de contemplação, para caminhadas, para se observar a estética natural das plantas e também oferecem oportunidades para integração com a arte, com a música e com a cultura popular.