
Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), no período de 12 a 29 de dezembro, apontou gastos de R$ 80.960.720,40 no Natal em Natal, entre natalenses (85,5%) e turistas (14,5%). Estes gastaram R$ 27.305.793,90. Já os natalenses, contribuíram com 53.654.926,50. A pesquisa abrangeu todos os polos de atividades do Natal em Natal. O instituto entrevistou 704 pessoas, sendo 52,4% homens e 47,6% mulheres.
Na manhã desta segunda-feira (18), a Fecomércio divulgou a pesquisa para a imprensa, em sua sede, onde o prefeito Carlos Eduardo concedeu entrevista coletiva. “É um resultado extremamente positivo. Ganha o turismo, o comércio e toda a cidade do Natal. Foram investidos R$ 4 milhões e tivemos um retorno de R$ 80 milhões. É dessa forma que estamos enfrentando a crise”, disse o chefe do executivo municipal. Carlos Eduardo assinalou, ainda, que a pesquisa servirá de orientação para o Natal em Natal 2016.
Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados prestigiaram, em média, dois dias do Natal em Natal. Quarenta e três por cento dos espectadores afirmaram que era a primeira vez que participaram do evento. O atrativo do Natal em Natal mais visitado pelos participantes da festa foi a praça da Árvore de Mirassol (76%). Os shows musicais (Festival de Música na Zona Norte e Aniversário da Cidade) aparecem logo em seguida, com 52% das respostas. 94,2% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar ao evento este ano. Marcelo Fernandes de Queiroz, presidente da Fecomercio, disse ao final que evento como esse gera emprego e renda e contribui para o comércio e o turismo do município.