1- O Atlas da Violência 2020 aprova pesquisa que afirma que a cada 1% a mais de armas em circulação há aumento de 2% na taxa de homicídios. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública apoia esta conclusão. Pois bem, o número de armas registradas no governo Bolsonaro aumentou bastante. No entanto, o número de assassinatos caiu em 19%. O problema não está na ciência mas nos cientistas. Em qualquer área do conhecimento.
2- Lamentável a declaração de Bolsonaro de que o próximo juiz do ST deve ser alguém alguém que “toma cerveja comigo no fim de semana”. O membro da Corte Magna não deve ser advogado do Presidente. É uma carreira de Estado. Além do mais como disse a Barbara Lagoa, ex-juíza da Suprema Corte da Flórida, “é função dos juízes aplicar e não alterar o trabalho dos representantes do povo”
Com esta declaração, Bolsonaro sinaliza querer trocar o ativismo judiciário de esquerda pelo de direita. Não temos um ethos democrático.
Jorge Zaverucha – Doutor em ciência política pela Universidade de Chicago (EUA), é professor titular do departamento de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco. Autor do livro “FHC, Forças Armadas e Polícia – Entre o Autoritarismo e a Democracia” (2005, ed. Record)
