1- A pequenez de nossa elite política é visível. Em vez de tratarem de abolir o artigo 142 da CF de 1988, ficam discutindo qual a melhor interpretação da mesma. Já que seu rol é numerus plausus. E não numerus clausus como afirmam muitos “democratas”.

O artigo 142 foi copiado por Pinochet e insculpido na sua Constituição. Findo o regime militar, a elite chilena aboliu este artigo da nova Constituição.

E o ministro Celso de Mello tem o desplante de dizer que é “inconcebível” a sobrevivência de “resíduo de forte autoritarismo” no Estado brasileiro.

Cinismo ou incompetência ou ambos? Façam suas escolhas.

2- Já coloquei em post anterior que setores da PM SP estavam desobedecendo indiretamente, ordens do governador.
Agora o governador do Distrito Federal diz que sua PM sabia, de antemão, que haveria o ataque à fogos contra a sede do STF. E não tomou as devidas providências. Por isto mesmo, exonerou o Comandante em exercício da PM DF que é sustentada com o salário da União.

Aqui e ali vão espoucando focos de insatisfação de policiais militares contra o establishment. Caso este fogo se alastre uma medida mais enérgica do Exército deverá ser efetivada. Afinal, a PM é órgão não apenas reserva mas auxiliar do Exército.

Este desenho institucional inexiste em qualquer lugar do mundo democrático. Ou seja, mais um resquício do regime militar a permanecer intacto. Será que o ministro Celso de Mello sabe disto.

 

 

Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago e Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *