Parlamentares que apoiam os caminhoneiros em greve devem votar ainda nesta quarta-feira (11/10), um requerimento como forma de retaliação ao governo. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, devem ser convocados pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Os parlamentares vão pedir que os ministros expliquem as punições impostas aos caminhoneiros grevistas.
O requerimento é uma resposta ao governo pela publicação, hoje, de uma medida provisória (MP) que endurece as multas contra os grevistas. Ontem, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do requerimento, indicava que desistiria da convocação caso o governo recuasse na MP e recebesse líderes do movimento
Os caminhoneiros, por sua vez, indicavam desistir da pauta do impeachment para começar um diálogo. Essa conversa entre manifestantes e governo, agora, parece mais distante.
A presidente Dilma Rousseff publicou, hoje, a Medida Provisória 699 para endurecer as sanções aplicadas a motoristas que usarem seus veículos para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação nas rodovias, prejudicando os serviços essenciais no País e a população.
