Uma das áreas mais beneficiadas pelo acordo de cooperação técnica entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Natal é a da economia criativa. Para fomentar os negócios inclusivos, a parceria prevê a criação de Territórios Criativos. O intuito é promover a inserção de pessoas da comunidade na cadeia de valor com foco na Copa FIFA de 2014.

A ideia é fortalecer uma rede de produtos e serviços na comunidade, ‘ Turismo de Base Comunitária’, garantindo uma sustentabilidade dos pequenos negócios. Espelhando-se no exemplo pernambucano bem sucedido da Bomba do Hemetério, serão criados territórios criativos nas Rocas e Vila de Ponta Negra, bairros onde fervem expressões culturais. Será feito um pré-diagnóstico do território e, em seguida, será elaborado um projeto para as duas comunidades serem contempladas com as ações do Sebrae, prefeitura e parceiros.

O primeiro espaço do Território Criativo funcionará em um imóvel pertencente à prefeitura, localizado na rua Nísia Floresta, na Ribeira, onde abrigou o antigo Arquivo Municipal, e será destinado à formação e qualificação de pessoal para profissionais na área do audiovisual e música. Também será canal de divulgação de conteúdo e produtos criados por fotógrafos, videomakers e músicos. O objetivo é desenvolver a economia criativa em consonância com os princípios propostos pelo Sistema Nacional de Cultura.

Na área de incentivo à economia criativa, será criado o espaço ‘Os Sentidos Criativos Potiguares’ para apresentar aos visitantes os produtos culturais, numa viagem pelos sentidos utilizando o diacrônico- passado e contemporâneo. O projeto visa promover os produtos das diferentes segmentos das artes visuais, música, o audiovisual, literatura e dança. A idéia é que as pessoas possam caminhar pelo espaço, experimentar e encontrar os produtos criativos (luthier, música e sons, livros, cordel, fotografia, vídeos e artes plásticas. A iniciativa abrange 12 segmentos da economia criativa: arquitetura, artes cênicas, artes visuais, design, expressões culturais, TV e rádio, filme & vídeo, mercado editorial, moda, música, publicidade e software & computação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *