Neste domingo (12), será comemorado o Dia dos Pais. Alguma vez, você já parou para pensar qual a verdadeira função da paternidade para a formação sócio-emocional da criança? O psicólogo Danilo de Freitas Araújo fala sobre a função do pai no desenvolvimento dos filhos.
De acordo com o médico “a figura paterna contribui, de forma direta, para a formação emocional, da personalidade e da educação das crianças, já que é na convivência diária que o pai promove a sua proteção, ao mesmo tempo em que introduz a noção de responsabilidade, que mesmo na infância é importante para o filho conhecer”.
Em muitas famílias é comum a mãe assumir o papel de pai. Mas o médico alerta para algumas situações que devem ser evitadas. “É importante que a mãe seja cautelosa na maneira de tentar ‘assumir’ a figura paterna. Primeiro porque é comum a identificação de muitas crianças (principalmente dos meninos, embora não seja uma regra) com uma figura masculina, o que ao longo da infância abre margem para uma relação de franca confiança (contar segredos, por exemplo)”, relata o médico.
O fato é que, nos dias de hoje a função paterna não se resume exclusivamente ao pai biológico, mas também àquele que, de certa forma, assume essa função na vida da criança, podendo ser o avô, o tio, a mãe ou outra pessoa importante para a sua vida.