O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira (12), o monsenhor José Sílvio de Brito como bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal. A nomeação atende a um pedido do arcebisbo Dom João Santos Cardoso.

O anúncio foi feito durante missa em ação de graças pelos 14 anos de episcopado de Dom João Cardoso, celebrada na cripta da Catedral Metropolitana de Natal.

Atualmente, monsenhor Sílvio é vigário geral da Arquidiocese de Natal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba.

A ordenação episcopal está marcada para o dia 1º de maio, às 9h, na Catedral Metropolitana de Natal.

Natural de Cruzeta, na região do Seridó potiguar, José Sílvio de Brito nasceu em 26 de dezembro de 1970. É filho de Francisco de Brito Filho e de Maria da Paixão de Brito e o quinto de sete irmãos.

Ingressou no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, em 1993, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 2000, por Dom Heitor de Araújo Sales.

Após a ordenação, assumiu a administração da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de Santa Maria, Ielmo Marinho e Riachuelo.

Em 2001, foi designado pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, onde permaneceu por dez anos.

Em 2010, assumiu como pároco a Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, também na Zona Norte da capital, permanecendo até meados de 2019.

Em seguida, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim. Em 2020, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro das Quintas, em Natal. Desde 2023, está à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba.

Ao longo de mais de 25 anos de sacerdócio, também exerceu funções na administração arquidiocesana. Desde a chegada de Dom João Cardoso, atua como vigário geral da Arquidiocese de Natal.

Função

Segundo a Arquidiocese de Natal, o bispo auxiliar tem como principal função colaborar com o bispo diocesano nas responsabilidades pastorais e administrativas da arquidiocese.

Ele também pode substituir o bispo titular em casos de ausência ou impedimento.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *