
Em um anúncio surpresa nesse domingo (9), o Papa Francisco anunciou 17 novos cardeais da Igreja Católica. Entre os nomes está o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Treze nomes da lista têm menos de 80 anos e, por isso, são elegíveis para entrar no conclave que no futuro escolherá o próximo chefe do Vaticano.
O pontífice escolheu religiosos de cinco continentes, seguindo a sua tradição de nomear cardeais dos mais distantes e periféricos cantos do mundo — oferecendo mais representatividade a África, Oceania, Ásia e América do Sul do que à Europa, que por muito tempo dominou o Colégio Cardinalício.
Nascido em São Paulo, o arcebispo brasileiro tem hoje 56 anos. Dom Sérgio da Rocha estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC de Campinas (SP), além de ter doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
No ano passado, o religioso foi eleito presidente da CNBB com mandato até 2019 e também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano).