O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES) iniciou o debate sobre o tema Pacto Federativo na conferência da Unale, na tarde desta quinta-feira (11) afirmando que ele é fundamental para que se recupere a capacidade de investimento das prefeituras e dos governos estaduais, reduzindo cada vez mais a dependência do Governo Federal.Tanto o Pacto Federativo como a Reforma Política foram os assuntos mais debatidos entre os participantes do evento, que acontece no estado do Espirito Santo. A Conferência reúne quase mil pessoas, entre parlamentares e servidores das Assembleias Legislativas de todo o Brasil .
Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.
O nosso estado está representado pelo deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB), Dison Lisboa (PSD) e Carlos Augusto Maia (PTdoB)