SOARESJoão Batista Soares de Lima

Conheço muita gente que se preocupa com temas que ainda não entende, com os mistérios da vida, com as “coisas” de Deus. E por essas pessoas não entenderem ainda, desistem de buscar esse conhecimento, enfraquecem na fé e tornam-se crentes mornos – e outros até perdem a fé completamente e começam, mesmo sem admitirem (ou inconscientemente), a blasfemar contra Deus.

Ora, todos nós sabemos que a grandeza e a sabedoria de Deus são incomensuráveis! Nenhum ser humano pode conceber Deus em Sua plenitude! Por isso, ao invés de questionar Deus, faz melhor quem se entrega a Ele, confia n’Ele, espera n’Ele, acreditando que tudo está sob o Seu mais absoluto controle. Disse Jesus: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27).

Portanto, no devido tempo, quando o Pai entender que aquela pessoa está pronta, Ele se deixa conhecer, segundo afirma Sua palavra. E enquanto isso, o que devemos fazer? Devemos seguir os Seus ensinamentos, praticá-los no nosso dia a dia, vivê-los.

Para sermos bons em qualquer profissão ou arte, não temos que estudar, nos exercitar naquilo? Ora, se para as coisas materiais é assim, com muito mais razão temos que nos esforçar para alcançar a santificação necessária para começarmos a entender as coisas divinas!

O Apóstolo Paulo dizia: “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” (1 Tessalonicenses 4:7). Em Hebreus 12:14, lemos: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.

Dizia Paulo aos Coríntios: “Amados visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).

Poderíamos citar muitas outras passagens bíblicas falando da necessidade que nós temos de nos purificar, evoluir espiritualmente, nos santificar. Antes de chegarmos a esse ponto, não temos acesso aos mistérios de Deus, até porque não saberíamos o que fazer com eles.

A propósito, é assim que Paulo se dirigiu ao romanos: “Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade” (Romanos 6:19).

Desse modo, meus queridos amigos e minhas queridas amigas, precisamos empreender a busca da nossa própria santificação. Se é certo que quem nos santifica é Deus, é Sua palavra (“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”, João 17:17), Deus não opera em nós à nossa revelia ou sem o nosso concurso. Temos que buscar, perseverar nessa busca.

Porém, estejamos todos bem atentos: essa busca não pode ser apenas em nível teórico ou intelectual. Temos que estudar e praticar os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, como Ele próprio adverte: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

Assim, não é suficiente apenas ouvir a palavra, faz-se necessário praticá-la. “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento, e ao próximo como a si mesmo” (Lucas 10:27).

Só então, esse homem ou essa mulher começa a compreender os mistérios de Deus; a esses as portas dos céus lhes são abertas, e as chaves dos tesouros celestiais lhes são entregues, conforme as palavras do próprio Cristo: “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”(Mateus 16:19); “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não” (Mateus 13:11).

João Batista Soares de Lima  – Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *