Com a chegada da Páscoa, os tão desejados ovos de chocolate podem se tornar um inimigo poderoso para quem tem intolerância à lactose. Segundo a nutricionista do Sistema Hapvida de Saúde, Anne Karoline Silva, “a intolerância à lactose não é uma doença e sim um processo que se desenvolve pela insuficiência ou deficiência da enzima lactase. A enzima é responsável por “quebrar” a lactose em carboidratos mais simples, durante a digestão”, explica.

Estima-se que 70% da população mundial tenham algum grau de deficiência da lactose. Depois de diagnosticada, o primeiro passo é seguir rigorosamente uma dieta isenta de lactose, eliminando grande parte do leite e dos lacticínios.

Assim, para aproveitar as delícias da Páscoa sem culpa, a nutricionista alerta que nem sempre é necessário substituir leite por soja na dieta. Hoje há fórmulas industriais feitas com leite de vaca e isentas de lactose. Porém, ela alerta, as dietas devem ser supervisionadas por profissionais, sobretudo para o adequado balanço de nutrientes, como o cálcio, que são ingeridos em geral através do leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *