Melhoria do fluxo de turistas no início do verão renova as esperanças do hoteleiros para 2015

A ocupação da rede hoteleira de Natal neste final de ano já chega a 75%. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Habib Chalita, analisou que os números são animadores para o setor, já que ano passado o percentual foi de 70%. O aumento da ocupação na rede hoteleira é reflexo também dos vôos charters programados para aterrissarem na capital potiguar nesta alta estação. No total, serão 800 vôos.

No entanto, a estatísticas desse período de final de ano não acabam com a preocupação dos hoteleiros, que encerram o ano amargando uma crise no setor. “Faltou um planejamento por parte do Governo. Os 53 setores movimentados pelo turismo sentiram fortemente a crise. Não houve uma política de Estado e sim uma política de Governo”, analisou Chalita.

O presidente da ABIH observou que de 2011 para 2014 ocorreu uma queda de 20% na rede hoteleira. Ou seja, a média de ocupação há três anos era 74%. 2014 está se encerrando com a média de  53%. “Estamos com 45% de ociosidade dentro da cadeia econômica do Rio Grande do Norte. Crescemos pouco e estamos na ociosidade”, observou o empresário, durante entrevista ao programa RN Acontece, da Band.

Ele classificou como de fundamental importância a redução do imposto do querosene de aviação aliado a uma ação junto as companhias aéreas. “É de fundamental importância o trabalho junto às operadores e as companhias aéreas a partir da redução do imposto do querosene de aviação”, disse Habib Chalita, lembrando que há um compromisso do governador eleito de promover o incentivo tributário.

“O turismo é uma alavanca  mestre da economia do Rio Grande do Norte. Ele (Robinson Faria) vai ter em três meses a injeção do que está assinando (a redução do querosene de aviação)”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *