
Em seu discurso na cerimônia pública de posse para o segundo mandato, nesta segunda-feira, o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, citou os maiores desafios que o país terá pela frente, na economia, no meio ambiente, nos direitos civis, na política externa. E fez o óbvio: chamou os americanos para trabalhar juntos.
“Essa geração de americanos foi testada por crises que provaram nossa resistência. Uma década de guerra está agora acabando, uma recuperação econômica agora começou. As possibilidades da América são ilimitadas, porque temos todas as qualidades que este mundo requer: juventude e dinamismo; diversidade e abertura; uma infinita capacidade para o risco e um talento para a reinvenção. Nós fomos feitos para esse momento, e vamos aproveitá-lo, se aproveitarmos juntos. Porque nós entendemos que não podemos vencer quando só alguns vão bem.”
O discurso seguiu o juramento público de posse de Obama e do vice, Joe Biden, no Capitólio, sede do Congresso americano, na capital Washington. Obama, de 51 anos, jurou “preservar, proteger e defender” a Constituição no segundo mandato. O juramento foi feito diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts. A primeira-dama Michelle segurou os dois exemplares da Bíblia sobre os quais Obama fez seu juramento, um deles que pertenceu ao presidente Abraham Lincoln e o outro, ao líder dos direitos civis dos negros Martin Luther King.
*Com informações da Veja