Obama disse nessa quinta-feira (10) que teve uma “excelente” conversa com Donald Trump, que foi recebido na Casa Branca dois dias depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos. Os dois conversaram durante cerca de uma hora e meia na Sala Oval. Após o encontro, Obama continuou com o discurso de facilitar a transição de governo. “Queremos fazer tudo que pudermos para o ajudar a ter êxito, porque se tiver êxito, o país também terá”, disse Barack a Trump.
“Fiquei muito entusiasmado pelo interesse do presidente eleito em querer trabalhar com a minha equipa em torno de muitos dos problemas que o país enfrenta. É importante para todos nós unirmo-nos e trabalharmos em conjunto”, referiu o presidente em exercício, garantindo que a prioridade dos próximos dois meses será “facilitar” a transição para garantir o sucesso da próxima administração.
Acrescentando que Michelle Obama teve oportunidade de se encontrar com a futura primeira-dama, Melania Trump, Barack Obama referiu ainda que ele e Trump tiveram uma “excelente” conversa, frisando que quis fazer sentir bem-vindo o próximo presidente.
Já Donald Trump frisou que nunca tinha reunido com Obama e que o encontro deveria ter durado dez minutos, mas acabou por prolongar-se durante uma hora e meia. “E no que me diz respeito, poderia ter-se prolongado por mais tempo”, acrescentou. “Discutimos várias situações diferentes, algumas maravilhosas, e algumas dificuldades. Estou muito ansioso por trabalhar com o presidente no futuro”, disse ainda. “Senhor presidente, foi uma honra estar contigo e mal posso esperar para reunirmos muitas mais vezes no futuro”.
Após as breves declarações à imprensa, Obama agradeceu a presença dos jornalistas e declarou que nem ele nem Trump iriam responder a perguntas da comunicação social. E aproveitou para dizer ao próximo presidente dos EUA: “Sempre uma boa regra: não responda a nenhuma pergunta quando eles começam a gritar”.
Ao contrário do que aconteceu quando Obama chegou à Casa Branca, desta vez não houve fotografia do presidente em exercício e a mulher com o futuro casal presidencial. De acordo com a imprensa internacional, Obama e Michelle cancelaram a sessão fotográfica com Donald e Melania Trump, que deveria ter-se realizado na entrada sul da Casa Branca.
*Com informações de Agências
