O PODER DA GRATIDÃO –

A pratica da gratidão oferece a quem a pratica o poder da felicidade. Este é o sentimento atual da centenária e cada vez mais jovem Academia Alagoana de Letras, após haver vivenciado as celebrações do Jubileu de Jequitibá, referente aos seus cem anos de existência.

Foi uma festa linda. Momentos inesquecíveis preparados com muito carinho, durante os dezoito últimos meses, pelos sócios efetivos da Casa das Casas da Cultura Alagoana, mas com a ajuda de inúmeras pessoas, entidades locais públicas e privadas.

Muito tempo atrás, nos idos de 1876, o então governador, Cincinato Pinto. Possuindo um terreno, convocou o povo para doar o suficiente para a construção de uma escola modelo na sede da província. Acreditando representar o saber, a verdadeira arma para a obtenção da liberdade do pensamento, muito auxiliaram das mais variadas formas e dois anos depois, o primeiro educandário modelo da região estava concluído. Justo o Grupo Escolar Dom Pedro II, atual sede da Academia Alagoana de Letras. Ainda hoje, em sua fachada se pode ver uma placa em mármore, onde está escrito: “do Povo à Infância” … uma alusão ao presente dos alagoanos aos estudantes da comunidade.

No início de 2018, sonhávamos em celebrar o centenário da Academia Alagoana de Letras, mas inexistiam recursos financeiros. A mesma pratica usada por Cincinato Pinto foi repetida e para alegria de todos, podemos constatar o quanto a Casa de Demócrito Gracindo, Ledo Ivo e Jorge Lima é respeitada. Praticamente todos os pedidos foram atendidos e o evento se fez realidade, através de concursos literários, publicação de livros, entrega de medalhas aos sócios, palestras e uma grande celebração com a presença de autoridade de todos os níveis inclusive a presença do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi. Uma verdadeira apoteose.

Emocionante, o apoio vindo dos que acreditam representar o saber a arma dos poderosos, deixando explicito com seus gestos que a Academia Alagoana de Letras, é sem duvidas uma instituição não somente repleta de credibilidade, mas acima de tudo capaz de levar a sapiência aos que anseiam ou solidificar conhecimento existente.

Reconhecer é preciso e para tanto, tal poderia ser concretizado com a afixação de placa celebrativa em local de destaque nas dependências de nossa instituição com os seguintes dizeres: “do Povo à Cultura”, uma alusão ao apoio recebido de tantos para que o sonho comemorativo do Jubileu de Jequitibá fosse realizado.

 Não existem palavras para agradecer a cada um dos que ajudaram a Academia Alagoana de Letras em momento tão marcante de sua trajetória, mas imperioso que se nomine: Pajuçara Turismo, Hospitais Vida e Veredas, Med Radius, Instituto de Olhos de Maceió, Sococo, Usina Coruripe, Cimapra, Companhia Alagoana de Empreendimentos, Hotéis Brisa, Pajuçara e Maceió Mar, Sebrae, Federação das Indústrias de Alagoas, Engenho Publicidades, Unit – Universidade Tiradentes, Governo de Alagoas e de Maceió, Gráfica Graciliano Ramos, Haroldo Moveis, TV e Jornal Gazeta, Tv Mar, Tv Alagoana, TV Pajuçara e Educativa, Escritório de Advocacia Carlos Méro e Tribuna do Sertão. Sem Falar em Heleninha Paiva, a garota que encantou a todos, no dia do evento.

 

Alberto Rostand Lanverly – Presidente da Academia Alagoana de Letras

 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *