O GOVERNO ESTADUAL CONTINUA FECHANDO HOSPITAIS –
O sinmed visitou mais um serviço ameaçado de fechamento pela secretaria estadual de saúde, a obstetrícia do hospital Dr. Perdival Alves, que realiza perto de 300 procedimentos mês entre parto normal e cesariana. Com repasse insuficiente, a Sesap informou que não contribuiria com um valor aproximado de cem mil a mais, causando desassistência às mulheres gestantes de uma área de 22 municípios e 250 mil pessoas.
O hospital é municipal, mas era o antigo hospital regional, tem excelente estrutura, mas sem cirurgia e obstetrícia fica limitado a atendimentos clínicos, quando tem um potencial enorme de servir bem mais a toda população da região. Com a denúncia do descaso do governo do estado, através da secretaria de saúde, foi necessário intervenção do ministério público, da justiça e da reação de 22 município para que a Sesap recuperasse o bom senso.
Há perspectiva de reabertura da obstetrícia para que as mães da região não corram o risco de morrerem ou perderem seus filhos, enquanto procuram em ambulâncias uma maternidade para dar à luz. Uma pena que a Secretaria Estadual de Saúde continue sua política de fechamento de hospitais, serviços e leitos.
A sociedade precisa reagir sempre que se deparar com situações como essa.
Geraldo Ferreira – Pres. SinmedRN
