A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implementará novas tecnologias na operalização do sistema de regulamentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Campital (Samu Natal), para reduzir o tempo de resposta e melhorar a qualidade dos serviços prestados. De acordo com o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, a coordenação do Samu tem de 10 a 15 dias para apresentar a proposta de um novo protocolo de atendimento, para ocorrências de “etiologia potencialmente grave”.
O Secretário explicou que se encaixam nessa situação os atropelamentos por veículos de grande porte em rodovias, ferimentos a tiro ou faca nas regiões da cabeça, tórax, pescoço, abdômen, e queda de altura, acima de dois metros. A implantação de mudanças foi discutida em uma primeira reunião na última terça-feira (22), estão presentes os representantes da empresa responsável pelo desenvolvimento do software adotado pelo Samu, e depois de um episódio de recusa em uma das chamadas.
Para Luiz Roberto, um dos benefícios diretos que essas alterações irão proporcionar será a inibição e consequente redução dos casos de trotes recebidos pelo Samu Natal, que representam cerca de 5% das ligações ao órgão nos sete primeiros meses de 2017, ou seja, de pouco mais de 31,2 quase 1,4 mil chamadas recebidas são falsas.
*Com informações da Tribuna do Norte
