
A Receita Federal anunciou ontem que abrirá, terça-feira (8), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O número de contribuintes no lote chega a 2,119 milhões. E a soma a ser paga totaliza R$ 2,5 bilhões.
Neste lote, foram liberadas declarações dos exercícios de 2008 a 2014 que estavam retidas na malha fina. O crédito bancário será feito no dia 15 de setembro e terá correção de 5,35% pela taxa básica de juros, a Selic. Quem espera receber a restituição deve entrar no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) a partir das 9 horas da manhã, na terça, ou ligar para o Receitafone no número 146.
Pelo serviço e-CAC, os contribuintes podem verificar se há inconsistência de dados na declaração do imposto. Se houver, o contribuinte pode fazer a auto-regularização por meio de declaração retificadora. Segundo a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico ou pelo e-CAC.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 7290001 (demais localidades) e 0800 7290088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.