Sobre as queimadas na Amazônia, uma comitiva formada por nove ministros vai se reunir hoje com governadores da região. A primeira etapa da viagem começa em Belém. Amanhã (3), os nove ministros seguem para Manaus. Participam da comitiva, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do GSI, da Secretaria de Governo, do Meio Ambiente, da Defesa, Agricultura, da Mulher, Minas e Energia e Direitos Humanos.
Essa viagem dos ministros ocorre poucos dias depois de os governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal terem se reunido com o presidente Jair Bolsonaro para discutir ações de combate às queimadas na região. Nesse dia, eles entregaram ao presidente propostas para um planejamento estratégico na região. Entre elas a regularização fundiária e a retomada da cooperação internacional, especialmente o Fundo Amazônia.
Na sexta-feira (6), Bolsonaro vai estar em Letícia, cidade da Colômbia que faz fronteira com o Brasil, para conversar com líderes de países sul-americanos sobre uma política de preservação da Amazônia e de exploração sustentável da região.
Ontem o Exército divulgou o balanço de uma semana da Operação Verde Brasil, em Rondônia. Oito pessoas foram detidas no âmbito dessa operação de combate a incêndios e crimes ambientais na Amazônia. Entre os crimes cometiods estão extração ilegal de madeira, queima ilegal do solo e porte ilegal de armas.
Houve a apreensão de 41 metros cúbicos de madeira e foram lavrados 11 termos de infração. O valor em multas ultrapassou os 900 mil reais. Também foram apreendidos um caminhão, 5 motocicletas, 1 motosserra, 1 espingarda e 4 cartuchos.
E olha só, para combater as queimadas em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, os aviões lançaram cerca de 260 mil litros de água nessa primeira semana da Operação Verde Brasil.
Fonte: Agência Brasil
